As práticas alimentares nos primeiros anos de vida são importantes para a formação dos hábitos alimentares da criança. Este período pode ser dividido em duas fases: antes e após os seis meses.
No primeiro semestre de vida, tem-se como objetivo o aleitamento materno exclusivo, ou que, pelo menos, retarde-se pelo maior tempo possível a ingestão de outros alimentos que não o leite materno.
Preconiza-se que a partir dos sexto mês de vida a criança passe a receber alimentos complementares. Duas papas de frutas e duas papas salgadas por dia podem ser oferecidas, mantendo, ainda assim, o leite materno. As frutas devem ser amassadas sob a forma de purê. A papa salgada deve ser preparada com sal, óleo e alimentos bem cozidos. Estes devem ser amassados e não liquidificados ou peneirados, para que a criança comece a sentir a textura dos alimentos e desenvolva sua mastigação e deglutição.
O Ministério da Saúde, com a colaboração da Organização Pan-americana de Saúde, estabeleceu os 10 passos da alimentação saudável para a criança menor de dois anos, com o objetivo de combater os principais problemas nutricionais nesta faixa etária, confira abaixo.
Dez passos da alimentação saudável para crianças menores de dois anos:
Passo 1. Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.
Passo 2. A partir de seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno, até os dois anos de idade ou mais.
Passo 3. A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes) três vezes ao dia, se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamando.
Passo 4. A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando sempre a vontade da criança.
Passo 5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início, e oferecida de colher. Começar com consistência pastosa (papas/purês), e gradativamente aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família.
Passo 6. Oferecer à criança diferentes alimentos no decorrer do dia. A alimentação variada é colorida.
Passo 7. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
Passo 8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
Passo 9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir seu armazenamento e conservação adequados.
Passo 10. Estimular a criança doente ou convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando sua aceitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário