O Rio Grande do Sul está acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Muitos fatores contribuíram para a melhoria da aprendizagem no Estado. Nos últimos três anos, foram promovidos investimentos em formação continuada de professores, criação de nova matriz de alfabetização, uso de novas tecnologias no ensino e revitalização de espaços escolares.
Desde 2007, 57.401 professores participaram de formação continuada vinculada ao trabalho em sala de aula e ao aumento dos níveis de aprendizagem, bem como a capacitação de 2.732 gestores (Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores, Supervisores e Orientadores Educacionais) de 870 Escolas Estaduais. As formações foram orientadas pelos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), realizado nos últimos três anos, além de exames nacionais. O SAERS servil ainda como instrumento de gestão para as escolas estaduais na montagem de planos de estudos.
Também estão entre os fatores decisivos para melhoria do IDEB no Estado o estabelecimento de parâmetros curriculares por meio dos cadernos Lições do Rio Grande. Em 2009, a Secretaria da Educação começou a entregar às escolas estaduais o material contendo as habilidades, competências cognitivas e conteúdos mínimos que devem ser desenvolvidos com os alunos em cada série dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio.
Os referenciais curriculares estão separados em cinco volumes, de acordo com quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Para orientar o magistério sobre a utilização dos referenciais, também foi implementado uma formação continuada voltada a meta de atender 21.400 docentes da Educação Básica.
Matriz de alfabetização
Em 2010, o Governo do Estado concluiu as matrizes de alfabetização como foi prometido na campanha de 2006. A Matriz Curricular de Habilidades e Competências de Leitura/Escrita e Matemática para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, entregue à sociedade gaúcha é o resultado de dois anos de trabalho e acompanhamento do Projeto para Alfabetização de Crianças com Seis e Sete Anos, que foi o elemento dinamizador da meta do Plano de Governo de Yeda – Nenhuma criança sem saber ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental.
O uso de novas Tecnologias da Informação e Comunicação por meio da instalação de 1.252 novas salas de aula digitais e a formação de mais de 5 mil professores nessa área também entre os elementos decisivos da melhoria dos níveis de aprendizagem. O Estado disponibilizou a partir de linha para financiamento com juros do Banrisul a compra de notebooks. Cerca de 38 mil educadores e servidores já aderiram a iniciativa. Com o computador, o professor encontra condições para planejar aulas articulada com a aplicação de TI.
A revitalização de prédios escolares também desempenha papel importante na melhoria da aprendizagem. Foram concluídas em três anos e meio de obras e reformas (construção, ampliação, manutenção e/ou adequação) em 2.058 escolas da rede estadual.
*Paulo Ricardo Javiel Rezende é Secretário de Estado da Educação Adjunto.
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