Eu poderia escrever o texto todo em fontes que lembram as mais diversas marcas que você, muito provavelmente, reconheceria nahora. Essas letras carregam consigo o valor dos produtos que representam. Mas, e quando falamos de pessoas, elas também possuem marcas? Sim! E mais: a marca pessoal é uma das coisas mais valiosas que temos e o que pode tanto alavancar quanto afundar de vez nossa vida profissional.
Agora, o que é essa tal de marca pessoal? Ela nada mais é do que a impressão que causamos aos outros com nossas características, valores e experiências. E é esse conjunto que nos torna ímpares diante do mundo, seja na vida pessoal ou profissional. Nossa forma de falar, de agir diante das situações, de se vestir, nossa sala de trabalho, enfim, todas essas particularidades nos fazem diferentes. “Marca pessoal não é somente o nome, nem o visual, nem o técnico, nem o comportamental, mas o conjunto todo de percepções que chamamos de imagem”, define o especialista em estratégia de marcas, Arthur Bender, autor do livro “Personal Branding – Construindo sua marca pessoal” (Integrare Editora).
“Todos somos marcas, mas só nos tornamos marcas desejadas com valor no mercado quando conseguimos construir uma reputação que vai além das qualidades técnicas e da nossa descrição profissional”, completa ele. Infelizmente, ainda hoje, é muito comum nos referirmos às pessoas pelas suas características físicas: aquele careca do financeiro, a baixinha do RH, o gordinho da contabilidade, a loira do Departamento Pessoal. Porém, quando precisarmos deles, não são essas características que pesarão, mas sim o que cada um carrega de diferente para agregar ao que precisamos. “Lembrar das pessoas apenas por seus atributos físicos pode levar a uma má-utilização de sua rede de relacionamentos, pois, quando precisar de alguém para te ajudar, não vai procurar a loira ou o baixinho, mas sim o inteligente, o culto, o gentil, que são características que adicionam mais valor”, explica o sóciodiretor da Vallua Consultoria e Gestão, Lucas Copelli.
Isso é tão verdade que se falarmos em Bill Gates, raramente as pessoas se lembrarão de como ele é fisicamente, pois o que virá à cabeça é o império que ele construiu com o Windows. Como construir uma marca de valor? Todos nós já começamos a criar nossa marca desde que nascemos. O que podemos fazer é potencializá-la de acordo com o que o ambiente pede. Vale ressaltar que não há uma fórmula de sucesso: o que é bom para um não necessariamente é bom para o outro. “Todos podemos potencializar o nosso valor no mercado, planejando a nossa marca como um empreendimento que precisa ser percebido com o maior valor possível, crescer, prosperar e se perpetuar no mercado deixando um legado”, enfatiza Bender.
A gerente de produto da Aurora Bebidas e Alimentos Finos, Karina Assami Hosokawa, é um exemplo de como a marca pessoal é construída ao longo dos anos e influencia diretamente no ambiente de trabalho. “Minha família inteira é muito prestativa e ajuda a todos sem que alguém peça. Acredito ter herdado um pouco disso também”, diz. Karina enfatiza que se sente feliz ao contribuir ativamente para o bem do meio em que vive e das pessoas que a cercam. “Fui escoteira e aprendi a trabalhar em equipe e mais tarde a liderar grandes grupos”, conta. Tudo isso somado às suas outras vivências, inclusive no exterior, fizeram dela uma executiva com uma marca pessoal de valor, resultando inclusive em um prêmio para sua empresa.“Em 2009, a Aurora foi considerada a melhor distribuidora de Tabasco do mundo. Fiquei muito feliz e orgulhosa com isso”. Cuidado com a destruição da marca pessoal Como falamos, a construção de nossa marca começa desde que nascemos. E todos sabem também que, no mundo competitivo em que vivemos, não é fácil se diferenciar e se destacar, isso exige quase sempre muito esforço e adaptação. Porém, essa construção que levou anos e, em alguns casos, quase uma vida profissional inteira para ser construída e potencializada pode ir por água abaixo com determinadas atitudes. Para ilustrar, temos o caso recente do jogador de golf norte-americano, Tiger Woods, envolvi- do em escândalos sexuais. Woods teve sua marca pessoal destruída e perdeu grandes contratos (e muitos dólares), como o da Gatorade, fabricante de bebidas energéticas. Por isso, todo cuidado é pouco.
É muito importante sempre estar atenta às suas atitudes, pois um deslize, nesse caso, pode ser fatal. Construa uma marca pessoal de valor Para ter sucesso profissional usando a marca que construiu, siga esses três passos:
1º. Pense em você como um empreendimento que deve ter sucesso e se autoplaneje;
2º. Trace objetivos e refl ita o que espera da sua vida profissional e como/quando pretende atingi-los;
3º. Pense sobre como está sua marca pessoal neste momento, nos fracassos, nos sucessos, em tudo o que conseguiu até agora com ela. É a partir daqui que se começa a planejar uma mudança e/ou potencialização dela.
Feito isso, se questione: “no que posso me tornar excelente?”; “esta excelência que posso perseguir e alcançar tem um valor no mercado?”; e, “isso me proporciona paixão?”. Pense em tudo isso, invista em você e comece agora mesmo a divulgar sua marca pessoal!
*Yara Simões, Revista Executiva, ed.7
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