sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Dieta do Hipertenso*

Na última matéria falamos sobre a hipertensão arterial e suas características, complicações e curiosidades. Assunto de hoje é o consumo de sal, nas próximas semanas veremos mais sobre a alimentação recomendada para pessoas com pressão alta.Basicamente o hipertenso deve respeitar 4 regras básicas na dieta:

- Limitar o sal;
- Limitar a ingestão de álcool;
- Reduzir o peso (se necessário);
-Usar livremente fibras e reduzir as gorduras animais.

O hipertenso sente menos gosto do sal e por este motivo acaba usando maiores quantidades, além disso, tem dificuldade de eliminar o sal do corpo. Este sal que não é eliminado do organismo retém líquido, aumentando o volume de sangue circulante e por conseqüência eleva a pressão arterial.
A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo máximo de 6 gramas de sal por dia. Uma colher de cafezinho ou uma tampa de caneta Bic contém 1gr.
O sal não é apenas aquele que está dentro do saleiro, existem muitos alimentos ricos em sal. Os industrializados, por exemplo, contém sal em sua formulação para ter mais tempo de prateleira, ou seja, “durar mais”.
Desta forma evite os alimentos em conserva, enlatados, salgadinhos, biscoitos salgados e doces. Alimentos pré-prontos e processados como molhos, sopas, molho shoyo (de soja), mostarda, ketchup, misturas para bolos, congelados, embutidos e frios, como salames, copas, salsichas, lingüiças, presuntos e mortadelas.
EVITE usar caldos em pacotinhos, pois são riquíssimos em sal e gordura. Se desejar  dar sabor ao seu alimento utilize temperos naturais como cebola, pimentão, alho, alecrim, manjerona, orégano, limão, sálvia.
Leia o rótulo dos alimentos, sempre que você encontrar sódio saberá que há sal naquele produto, exemplo: bicarbonato de sódio, benzoato de sódio, cloreto de sódio.

Abaixo uma receita deliciosa e que utiliza pouco sal em sua preparação: 

Pescado com iogurte e curry 
2 potes Iogurte natural desnatado
1 colher de sobremesa Curry
1 xícara Farinha de milho 
1 xícara Farelo de aveia 
1 colher de sopa Orégano 
4 unidades Filé de pescado
1 colher de cafezinho Sal 
1 colher de chá Azeite de oliva
Alecrim, alho, limão

Modo de fazer: Tempere os filés com alecrim, alho e limão. Reserve. Em uma tigela misture o iogurte, o sal, e o curry e reserve. Em outra misture as farinhas e o orégano. Em seguida passe os filés na misture de iogurte e depois na de farinha e coloque em um refratário untado com azeite. Leve para assar em forno alto por 20 minutos.

*Nutricionista Lilian Deon

Nenhum comentário:

Postar um comentário