sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Hipertensão arterial*

Hipertensão é a elevação intermitente ou sustentada da pressão arterial a limites anormais. Esta elevação pode ocorrer quando o coração está se contraindo, é a chamada hipertensão sistólica. Ou quando o coração está em repouso, a hipertensão é diastólica.
A pressão arterial é gerada a cada onda de sangue que é lançada nas artérias, exercendo pressão sobre as paredes internas à medida que vai passando através delas. A onda de pulso é palpável em vários lugares do corpo: pescoço, punhos, braças, virilhas e pés.  Entretanto o pulso não é pressão. Pulso é a passagem do sangue em uma onda. Pressão é a força exercida de dentro para fora contra as paredes das artérias.
A pressão normal é dentro dos limites: 120/80 mmHg. Considera-se hipertensão valores a partir de 140/90 mmHg.
Medir a pressão periodicamente é importante, mas alguns cuidados são essenciais para garantir uma aferição correta. Estar sentado confortavelmente, com braço na altura do coração e o cotovelo levemente dobrado.
A pressão pode ser alterada por alguns fatores, como: ansiedade, fumo, dor, estômago cheio, bexiga cheia, frio, exercício, ruído. Algumas pessoas têm a pressão aumentada somente ao medi-la no consultório médico. É a chamada hipertensão do avental branco.
Há alguns fatores de risco para a hipertensão, que podem ser divididos em modificáveis (história familiar, idade, sexo e raça) e não modificáveis (obesidade ou sobrepeso, ingestão de gorduras, de sal, ou cafeína, sedentarismo, fumo, colesterol elevado, bebida em excesso e estresse).
Geralmente pessoas com hipertensão não tem sintomas nenhum, mas há alguns sinais que devemos saber, como dores de cabeça repetidas e inexplicáveis localizadas na região ocipital (na nuca), principalmente ao acordar, esta é a manifestação mais comum.  Existem ainda outros sinais de hipertensão: cansaço, tonturas, visão borrada, escurecimento da visão, fraqueza muscular em um lado do corpo, sangramento nasal, inchaço de mãos e pés, urinar à noite, palpitação, dispnéia.
Dica Importante: Em todas as consultas médicas, não importa a especialidade, peça a medida da pressão arterial. Freqüentemente a hipertensão é descoberta durante o tratamento de qualquer outra doença, inclusive a gripe.
Na próxima semana acompanhe outras dicas nutricionais de como prevenir o aumento da pressão arterial.
Informações extraídas do livro Desembarcando a Hipertensão, Dr. Fernando Lucchese.
*Lilian Deon é nutricionista e publica, toda sexta-feira, coluna no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário