quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Entrevista ao JN mexe em popularidade de Serra*

Candidato foi o único a aumentar a saúde de sua “marca” na internet após programa da Globo, aponta nova rodada do estudo M&M Online/iGroup

 Na semana em que ainda repercutia a atuação dos presidenciáveis no debate promovido pela Band e em que o Jornal Nacional levou a sua bancada os principais candidatos para entrevistas de 12 minutos, José Serra (PSDB) foi o único que conseguiu melhorar sua imagem entre os internautas. Segundo o quarto relatório feito pela iGroup em parceria com o M&M Online, Serra teve seu número de comentários negativos reduzido em 20%. Dessa forma, o tucano somou 39% do total de menções negativas feitas na rede contra 42% contabilizados por Dilma Rousseff (PT) e 19% de Marina Silva (PV). “Serra foi muito bem comentado na internet em razão de sua postura no debate da TV Bandeirantes e da participação no Jornal Nacional. Marina e Dilma cresceram respectivamente 3% e 17% nesse quesito”, comenta Ricardo Almeida, diretor geral da iGroup.
O levantamento foi feito entre os dias 6 e 12 de agosto e monitorou 116.140 ocorrências.  "O índice negativo de Dilma cresceu por ter sido muito criticada ao ressaltar o governo Lula em suas apresentações, sem falar com clareza de suas propostas”, explica Almeida.
Já com relação aos comentários positivos, todos os candidatos apresentaram melhora nos sete dias analisados, sendo que a mais evidente protagonizada por Dilma: 2% em relação ao período anterior. A candidata pelo PV aumentou seu share positivo em 1,53% e Serra em apenas 0,41%. Do total de comentários positivos, portanto, Marina somou 43,29%, Dilma 32,77% e Serra 23,94%.

Saúde das marcas

A diminuição no volume de comentários negativos feitos a respeito de Serra fez com que o Índice de Saudabilidade de sua marca na internet aumentasse em 9%. Postado em uma zona de atenção no relatório anterior do monitoramento M&M Online/iGroup, com índice de 46%, o tucano fechou a última semana analisada no atual relatório com 55% de saúde.
Dilma, por sua vez, viu seu índice de saudabilidade despencar 19% e bater os mesmos 55% registrados por Serra. “Marina, apesar de continuar a candidata mais bem comentada pelos internautas, está experimentando o crescimento de seu share negativo. Isso fez com que o índice que mede a saúde de sua marca na rede caísse 9%, fechando a semana em 73%”, conta Almeida.

Peso das fontes

Para chegar ao Índice de Saudabilidade, a iGroup leva em conta a importância dos diferentes meios de acordo com o potencial de evangelização de cada um. Por isso, nessa escala, o Twitter aparece com peso de 40% graças a sua agilidade de propagação das informações e força de influência. A blogosfera, que recebe reflexos do Twitter filtrando as informações com análises mais aprofundadas, aparece com peso de 35%. Já a imprensa online, que recebe pouca influência de outros meios, mas conta com alto poder de formação de opinião, recebe a carga de 25% na hora da medição.
 *Fonte: http://www.mmonline.com.br/home.mm

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